domingo, 31 de janeiro de 2010

Sangue Azul

Por que o seu sangue é mais azul? Explicarei melhor esse questionamento.


No século VIII, na Espanha, a nobreza indicava a sua veia azul como sinônimo de nobreza. Então o questionamento poderia ser reformulado para: por que nos achamos mais importantes que os outros? Ou simplesmente por que os outros são mais importantes do que eu?

Atualmente, em qualquer âmbito social, podemos fazer essas perguntas: No transito, nos shoppings centers, nos relacionamentos de amizade, em nosso ciclo familiar, empresa, entre outros. Um exemplo clássico é o indivíduo que estaciona seu carro no meio da rua, para aguardar algo, atrapalhando todo o transito. Se você está no carro e alguém buzina a resposta é “que pessoa mal amada, não pode esperar um minuto”, entretanto se você está atrás de uma pessoa que lhe atrapalha, já reclama “não pensa no coletivo, que absurdo atrapalhando o transito todo”.

E quem tem razão?

A razão está na falta de empatia, hoje perdemos o poder de nos colocarmos no lugar dos nossos semelhantes, de escutar, de entender o mundo e com isso achamos que nossos problemas são mais importantes. Logo, que nós somos mais importantes, acentuando o ciclo do individualismo e falta de coletividade.

Então sugiro o questionamento do “sangue azul”, enfatizando que as veias, que dão a aparência azulada, nada mais são que a “tubulação de retorno” do sangue “sujo” ao coração e pulmão, para sua purificação.

Menumak - Iara Margolis - 31/01/2010

2 comentários:

  1. Muito bem colocado!!! Falta atualmente ao mundo esse sentimento de coletividade. Nos colocarmos no lugar de nossos semelhantes não é uma tarefa fácil. Bom podermos presenciar o sentimento humanitário frente as catastrofes que ocorreram recentemente. Um pena que só despertamos esse sentimento frente situações extremas. Devemos colocá-las com mais frequencia em nossas vidas.O verdadeiro sentimento de Compaixão pelo próximo é a palavra!!!

    ResponderExcluir
  2. Como podemos nos tornar cada dia mais egoístas sem mtas vezes nem perceber ne?
    A modernidade está nos tendenciando sempre ao individual e a precisar constantemente de um "wake-up call" para atentar ao coletivo e ao respeito ao limite do próximo.
    Esse post nada mais é do que um ótimo "wake-up call" para começarmos a semana...=)

    ResponderExcluir