domingo, 16 de maio de 2010

Realmete somos os animais racionais?

Nós, seres humanos, somos os animais racionais; os demais, irracionais.

Você não acha que esta é uma afirmação meio prepotente nossa?

Nós achamos que somos os mais espertos do mundo, os reis. Entretanto, os verdadeiros reis não precisam dizer que eles são reis. O motivo? As pessoas já sabem, a autoridade é legitima.

Mas nós, não... nós precisamos afirmar que somos os poderosos, que somos mais inteligentes, que nós pensamos, somos seguidos por lógica, diferente dos demais.

A ironia é que o mundo, hoje, está pedindo socorro. A nossa inteligência trouxe-nos para o desenvolvimento atual, algo glorioso. Em contra partida, a nossa arrogância para os problemas ambientais.

Por acharmos que sabemos de tudo e que podemos ultrapassar qualquer limite, nos esquecemos da humildade de que isso pode não ser verdade.

E a verdadeira força do mundo, o meio ambiente – nosso habitat – resolveu nos lembrar nossos limites. Em algum momento da desordem, a ordem reaparece. E, agora, está na hora de acordarmos, de realmente sermos racionais: parar de pensar com a barriga (ambição) e começar a pensar com a cabeça.

Se não protegermos o que nos pertence, a próxima espécie que nos estudar nos rotulará de animais irracionais. Afinal, por sermos racionais somos os únicos que agimos irracionais e destruímos o nosso habitat.
Menumak - Iara Margolis - 16/05/2010

Um comentário:

  1. É verdade, nós, seres humanos, por muitas vezes, movidos por ambição e outros sentimentos egoísticos, nos esquecemos de respeitar nosso lar. Não levamos em consideração as futuras gerações, que terão de enfrentar sérios problemas ambientais.

    ResponderExcluir