terça-feira, 7 de setembro de 2010

As utópicas crateras dos caminhos

Você está andando feliz da vida no maravilhoso trânsito das grandes cidades brasileiras. Quando de repente, não mais que de repente, seu carro resolve virar o super homem e dá um salto quase mortal. O que teria sido aquilo? Um mau motorista? Um obstáculo no meio da pista? Ou quem sabe um BURACO? Mas um buraco resultaria em um salto circense desses? Não... Não é possível! Então, aquela potência seria uma CRATERA??? Uau!

Eis que surge a pergunta obvia: Qual é a diferença entre buraco e cratera?

Segundo o dicionário online Priberam:
Buraco s. m. 1. Abertura ou ruptura!rutura em qualquer superfície. 2. Toca. 3. Fig. Casa pequena. 4. Lacuna, falta. 5. Dívida. 6. Emprego modesto. 7. Cova, cavidade.
Cratera (é) s. f. 1. Abertura por onde saem as matérias expelidas por um vulcão. 2. Grande taça com duas asas, por onde os Antigos serviam o vinho. 3. Fig. Calamidade. 4. Origem de desgraças.

Prontíssimo, chegamos ao nosso tema principal: As crateras dos caminhos. Companheiro, a toca (def. A2) é mais embaixo. Estamos diante de uma calamidade (def. B3) pública, uma lacuna (def. A4) na ética e responsabilidade social. Uma pequena ruptura na superfície de uma pista (def. A1) resulta em uma abertura para expelir as brasas de matérias vulcânicas (def. B1), ou por bem dizer, a vergonha social. Alguns seres em seus empregos modestos (def. A6), sentados em suas casas pequenas (def. A3) tomando vinhos em grandes taças com asas (def. B2) vagam os seus pensamentos em como originar mais uma desgraça (def. B4) no cotidiano alheio. Tudo isso a espera da hora de saírem de suas covas (def. A7) para iniciar uma campanha sínica aguçando a dívida (def. A5) de seu caráter moral, com um simples sorriso no rosto solicitando, mais uma vez, a sua credibilidade.

Ufa!!! Ainda bem que isso não passa de uma utopia!
Menumak - Iara Margolis - 07/09/2010

Um comentário:

  1. Você se superou!!! ehehe...É o tipo de texto que tem de ser ler mais de uma vez...Mas a idéia foi muito original...e o tema não poderia ser mais opotuno, nestes tempos de eleições...Eleitor Consciente faz o País avançar!!! beijo linda!!!

    ResponderExcluir