sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Motor Reflexão

Reflexão. Eis a palavra mágica.
Como se fosse um motor, cujo impulsiona e dá movimento ao ser.
Ser, este, que muitas vezes precisa de um motor barulhento e irritante, para poder conseguir se [re]encontrar e depois de muito esforço e sofrimento, movimentar-se para frente.
Existem vários tipos de motores. No caso, o motor-reflexão seria uma mistura entre o motor de combustão interna, o motor de explosão e o motor de reação.
Todos os dias aqueles seres são inseridos em um sistema, onde passam por experiências que exigem produções. Estas produções variam desde a produção por projeto, com alto grau de personalização, baixo volume e baixo nível de repetição, até a produção contínua, com alto volume, alto grau de repetição e baixa personalização.
Para sobrevivência, os seres ligam seus motores, ou em modo automático ou em modo reflexão.
O automático tem como vantagens ser mais econômico, exigir menos, ou pouco, ser fácil de utilizar e rápido, como desvantagens aparece a subutilização e a eficiência, afinal, não se sabe se a inércia está estagnada ou em movimento contínuo; e, se este movimento está para frente ou para trás. Já o motor-reflexão, consiste em uma série de desvantagens. Se destaca por ser um motor mais barulhento, menos econômico, repleto de dor, questionamentos e lentidão. Há apenas uma singela vantagem que é saber que se está progredindo. Nesta função, aciona-se a reação interna e espera-se uma explosão.
O resultado? Quem sabe um inexistente mundo verde, ou um lento e confuso mundo real?!
---
Texto adaptado do texto produzido na aula de didática do ensino superior
Iara Margolis - Menumak

3 comentários:

  1. A maioria das pessoas de hoje se utilizam do motor automático...apenas vivem suas vidas...não racionalizam suas atitudes. A vida para essas pessoas é o dia-a-dia...como vão fazer para resolver seus problemas imediatos e mundanos. Para mim esse é o perfil do cidadão de hoje. "Sobrevivência", sem pensar no coletivo social, nem nos direitos alheios. Muito bom texto!

    ResponderExcluir
  2. Concordo. É como se ligassem o "piloto automático" e de repente a vida fosse apenas as suas realidades.

    ResponderExcluir
  3. Tá faltando senso para as pessoas. Saber viver mesmo!

    ResponderExcluir