terça-feira, 26 de outubro de 2010

A arte de desafiar: Eu duvido!

Por que fazemos atos movidos a um simples desafio? Duvidar de alguém pode significar uma motivação imposta a realização de algo por mera aprovação social. Ou seria uma auto-afirmação “identitária”?

Em suma, o desafio pode ser visualizado sob duas óticas distintas: a do desafiador e a do desafiado.

O desafiador sente o desejo de que o outro faça a determinada tarefa pela mera exposição, ou uma satisfação pessoal em provocar, ou ainda a desconfiança da capacidade alheia. Já o desafiado, sente-se amedrontado, em uma emboscada, em uma situação de ter que provar para um outro, ou, até para consigo mesmo, algo. Algo este, que pode levar o desafiado a uma situação de aprendizado ou uma situação desconfortante por fazer algo pelo simples fato de provar o que foi provocado.

Se, ao analisar o desafio, for percebido pelo desafiado que é interessante e que ele tem a ganhar, torna-se um desafio válido, construtivo e positivo. Entretanto, se a percepção for pela mera aprovação, cabe o questionamento sobre a necessidade inerente dos seres humanos de se auto-afirmarem e a validade de realização do desafio.

Pela própria definição da palavra, a arte de desafiar encontra-se em uma divisória entre o convidar, sugerir e entre o provocar, expor. Ainda na configuração da mesma, o fiar (desa+fiar) significa fé (do latim fidere). E, curiosamente, quando nos duvidamos questionamos e suspeitamos. Questionamos o outro, suspeitamos sobre nossas crenças e questionamos a confiança, que, por sua vez, norteia os relacionamentos e, conseqüentemente, cria a necessidade de uma resposta do desafiado: sim ou não.
Menumak - Iara Margolis - 26/10/2010

2 comentários:

  1. Samy fica desafiando Iara a escrever um texto inovador...e dá nisso ;) Penso que nossa vida é um eterno desafio. Eles existem para serem transponidos, nos aperfeiçoando cada vez mais. O fundamental é nos descobrir...sabermos responder, antes de tudo, quem sou eu? Não é uma resposta fácil...podemos levar toda a nossa vida e mesmo assim não chegarmos à uma resposta. Questionar é importante. Nós, como seres sociais que somos devemos também respeitar a individualidade de cada um, aceitando as diferenças e concordando que podemos discordar uns dos outros.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto! Muito legal...nos faz pensar e discutir temas relevantes para nosso crescimento.

    ResponderExcluir