quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O âmago interesseiro

Você já parou para analisar o que leva a espécie humana a se motivar, se relacionar e realizar ações?

Uma palavra poderia responder: Interesse.

Exatamente, senhores e senhoras, nós, como seres humanos, somos movidos a interesses. Obviamente de inicio há uma negação. Essa afirmação aparenta ser radical, feia e imoral. Entretanto, ela é a mais pura verdade. O interesse faz parte inerente do que fazemos e do que somos.

O interesse pode ser visto como uma vantagem, como conveniência para algo, ou, um proveito, o que também é motivador de ‘n’ fatores. Todavia, é também o desejo, o despertar a atenção (ou curiosidade) para algo, o participar.

Nossas relações, atos, pensamentos, todos eles estão pautados em nossos mais profundos interesses. Que, por sua vez, podem ser egoístas ou sociais, porém continuam sendo meros interesses. E, é isso que nos torna seres interessados, interesseiros e interessantes.
Menumak - Iara Margolis - 28/10/2010

Um comentário:

  1. É verdade...concordo...Impressionante como as frases: ter interesse, ser interessado, são bem recebidas. Nos levam a idéia da curiosidade que é elemento importante para o nosso aprendizado, bem diferente da palavra interesseiro, que nos passa a idéia de uma pessoa com más intenções, movido pelo egoísmo e voltado a atender exclusivamente seus objetivos.

    ResponderExcluir