quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O cliente sempre tem razão, tem?

O maior lema do fenômeno do super-herói individual de fazer o impossível é: o cliente sempre tem razão. Com esta simples frase, acrescida em um ambiente capitalista, reverte-se o poder para as mãos dos clientes. Estranhamente, ao afirmar que eles sempre têm razão, afirmamos que mesmo quando eles não têm razão, passam a ter razão. E, diante da concorrência, com a finalidade de conquistá-los e fidelizá-los, acabamos criando monstros.

Isso mesmo, o capitalismo transformou-nos, “pobres” consumidores, em monstros: super-heróis com um rei em suas respectivas barrigas. A partir do momento que sabemos que não temos razão e, sem razão, ganhamos razão, passamos, assim, a poder exigir o que não podíamos. Legitimamos poderes que não eram legítimos. E, transformamos o certo em errado, o errado em certo, o certo em certo e o errado em errado, variando aleatoriamente de acordo com o gosto do freguês. E, se, ele [o freguês] não tem gosto, assumimos que o sem gosto passa a ser um gosto, e, dependendo, o mau gosto até mesmo se transforma em um bom gosto.

Logicamente: Se todos somos clientes e o cliente sempre tem razão, logo, todos nós temos razão. Assim sendo, quem realmente tem razão?
Menumak - Iara Margolis - 27/10/2010

Um comentário:

  1. A frase "O cliente tem sempre razão"...a meu ver, com a evolução e o alto nível de concorrência das práticas comerciais, passo a passo está dando vez a freses tipo: "O cliente deve ser exigente", "atendimentos com excelência", "preços justos" e assim por diante...O cliente realmente ganhou poder...ele determina se um empreendimento será bem sucedido ou não. Entretanto ainda presenciamos vários exemplos de desrespeito ao consumidor, como prova temos as centenas de reclamações no PROCOM e as milhares de ações movidas. Por outro lado a sociedade perdeu muito da capacidade de apenas dialogar, brigar se tornou mais efetivo, achar que se tem direitos quando não se tem, passar por cima dos outros, falta de senso, de uma reflexão sobre si mesmo, fazem falta a grande maioria da sociedade...e como um "cliente" faz parte da sociedade, problemas como estes citados no texto infelizmente vem ocorrendo.

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