sexta-feira, 29 de abril de 2011

A tragédia anunciada?

Previsão é o ato ou efeito de prever, ou seja, ver com antecipação ou ter uma visão prévia sobre.
Algo interessante neste ato é que nele reside uma distinta atividade humana onde consegue montar cenários futuros e suas consequências, permitindo, também, uma preparação prévia para adequar tais consequências da melhor forma possível aos integrantes.
Hoje em dia, a previsão é algo muito positivo e intrínseco dos nossos dias. Criamos expectativas, sonhos, objetivos e metas em nossas ações, desde a mais rotineira à mais extravagante. E, em contra partida, essas mesmas expectativas fazem que tenhamos sentimentos prévios em relação ao mesmo.
Entretanto há outro lado, quando focamos muito nas previsões minimizamos o acaso e terminamos esquecendo que podemos ser surpreendidos pela vida, ou ainda, que podemos estar enganados e ser surpreendidos por previsões equivocadas montadas por nós mesmos, o que poderíamos chamar de: ter caído em armadilhas da mente.
Armadilhas, estas, que criam monstros e viseiras nos quais nos cegam diante, algumas vezes, do óbvio. Sofremos por antecipação, nos armamos e munimos ao extremo para uma situação que não aconteceria, ou que não seria tão grave, a não ser que, acreditássemos tanto que ela aconteceria que guiássemos os nossos esforços para ela realmente acontecer daquela forma. Como se fosse um ímã, atraindo o que almejamos e repelindo o que poderia acontecer.
E assim, anunciamos uma tragédia.
Tragédia, obviamente, é de um gênero trágico, podendo ser definida como algo triste, grave ou perigoso, ou ainda uma situação com desfecho fatal ou cruel.
Anunciar é comunicar publicamente, indicar com antecedência.
Desta forma, indicamos com antecedência e publicamente um desfecho cruel ou fatal de algo que ainda não ocorreu. Para tentar sair do fatal, minimizar os efeitos e não ser surpreendido pelo acaso, nos munimos contra um futuro. Muitas vezes com uma dor, que no futuro, um pouco mais distante, pode nos mostrar como aquele fatal nada mais era do que algo enriquecedor e extremamente positivo; com um desfecho alvorecente.
Iara Margolis - Menumak

3 comentários:

  1. Para mim o que podemos de tirar de lição, no final, são as experiências que vivenciamos ao longo de nossa existência nesta vida. Cabe a nós mesmos o modo como encaramos estes acontecimentos. Podemos encará-los de forma trágica, ou podemos encará-los de forma a nos enriquecer e nos aprimorar. Nem sempre é possível, mas se observarmos a vida como sendo algo maior, de um propósito além de simplesmente apenas existirmos, se torna mais fácil. Previsões, a tentativa de se antecipar aos acontecimentos, são normais nos dias de hoje...mas o que seria da vida sem as surpresas...sem o desconhecido...muito chata, não é? ;-) Parabéns pelo excelente texto!!! Muito legal, nos puxa a refletir sobre estes temas...

    ResponderExcluir
  2. ...E ainda tem aqules "gurus" que tentam prever o futuro...tipo fim de ano e outras datas significativas...e a sociedade dá o maior valor!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!! Parabéns!!!! Parabéns!!! Poderia escrever apenas essas palavras que mostrariam o meu sentimento em relação ao texto e ao modo de encarar o amanhã. Passo por um momento semelhante no trabalho e percebi que estou criando verdadeiros monstros na minha mente tentando antecipar o que pode ser na verdade uma grande (e excelente) oportunidade. Obrigado por suas palavras, pode ter certeza que me fizeram muito bem, e mais uma vez...Parabéns!!!

    ResponderExcluir