quinta-feira, 5 de maio de 2011

Decálogo: Será que nossa sociedade seria aprovada?

Os Dez Mandamentos, segundo a história judaica, foram entregues ao povo hebreu por D-us, via Moshe Rabeinu (Moises), no Monte Sinai.
Com algumas adaptações, os Dez Mandamentos foram incorporados por diversas religiões como um código de conduta.
Se fossemos analisá-los nos dias atuais, o que será que nossa sociedade estaria cumprindo? Analisaremos na 1ª pessoa do plural (nós), como uma sociedade, uma generalização do que aceitamos ou nos acomodamos e disciplinamos a aceitar.
Pularemos os mandamentos de cunho religiosos e passaremos a analisar os de conduta e procedimentos éticos e morais.
4. Lembra-te do Sábado (ou Domingo, dependendo da religião)... Nesse dia, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem... ninguém.
Este mandamento seria dar um descanso ao mundo pelo menos um dia na semana. Isso faz bem ao planeta, à pessoa e à sociedade. Um dia de descanso não seria nada demais se não fosse em uma sociedade capitalista onde tempo significa dinheiro.
Atualmente, pensamos em como trabalhar 30 horas por dia, 7 dias na semana. Reconfiguramos o tempo. Temos que otimizar tanto o nosso tempo e torná-lo tão produtivo que esquecemos do básico, precisamos descansar e que a vida é mais do que isso.
Logo, fomos reprovados neste item!
5. Honra a teu pai e tua mãe
Estamos cansados de ver na televisão caso de desrespeito entre os filhos perante os pais. Casos como o de Suzane Richthofen estão acontecendo com intensidade gritante. Não apenas estamos perdendo o respeito pelos nossos pais e pelos mais velhos da sociedade, como também os pais estão perdendo o respeito pelos filhos. Mães, pais e filhos que matam, atiram, maltratam, abandonam já são manchetes banalizadas que nem chocam mais...
Infelizmente, também fomos reprovados.
6. Não mataras
Antigamente um assassinato era capa de jornal, hoje algo que não remete a violência se torna capa de jornal e manchete no mundo. Estamos tão acostumados a esse que nem nos damos conta de como não nos surpreende mais esses atos.
 Reprovados!
7. Não cometerás adultério
Mais um valor que a sociedade incorporou. Quantas vezes não escutamos a frase “todo mundo foi ou vai ser corno?” Infelizmente, o respeito ficou em algum momento da história e não conseguimos mais resgatá-lo.
Além da falta de respeito comentada no item anterior, acrescentamos aqui a perda de respeito também ao nosso companheiro/a (que hoje é companheiros e companheiras), amigos, sociedade e conosco mesmo. Pois se nos respeitássemos, conseguiríamos respeitar os outros e cobrar o respeito alheio.
E, novamente, reprovados...
8.  Não furtarás – roubarás
Roubamos o tempo todo. Roubamos o tempo das pessoas quando fazemos elas esperarem; roubamos a paciência, roubamos a felicidade, roubamos o bom humor, roubamos bens materiais e bens emocionais.

Fora aqueles mais ousados que roubam dignidade e até vidas...
Se bem, que se roubássemos beijos, abraços, compaixão e solidariedade, acho que receberíamos um desconto e seriamos aprovados.
Reprovados
9. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo
Novamente seremos reprovados?
Constantemente mentimos para nos livrar. Colocamos a culpa até no cachorro para informar a professora o motivo de não entregar a tarefa. Levantamos, constantemente, falso testemunho. Não é a toa que precisamos de uma justiça, que muitas vezes é injusta com o intuito básico, de apenas, demonstrar que não confiamos mais no nosso próximo. Tem gente disposta a tudo para poder tirar vantagens.
Mais uma reprovação.
10. Não cobiçaras.
Cobiçamos o que os outros tem, e nós não temos; Cobiçamos a felicidade, o dinheiro, o sucesso, a fama, as viagens, a família, a mulher, o marido, os filhos, os pais, o cachorro, o papagaio... Muitas vezes precisamos perder para podermos ver que tínhamos e não demos valor.
Reprovadíssimos.
Infelizmente, nossa sociedade seria reprovada.
Vivemos em um falso moralismo, em um falso regimento de conduta e procedimentos, onde na aparência tentamos demonstrar a sociedade quem não somos e nos bastidores agimos como queremos e, mesmo sabendo que muitos agem assim, fingimos acreditar que todos são como queriam que acreditássemos em quem são.
E o pior, é que vemos a próxima geração assistindo tudo isso como se fosse normal.

Espero, apenas, que eles sejam uma antítese do que somos, e com suas próprias idéias consigam mudar este caminho.
Iara Margolis - Menumak

2 comentários:

  1. Como tinha dito anteriormente...a bio-ética, que consiste propriamente, na conduta, direcionada pelo bom senso e pelo espírito de sociedade, onde uma pessoa, entende, enquanto cidadão, seus direitos e também seus deveres, é um conceito moderno de conduta e que apesar de estar em moda nos países mais avançados, se mostra por diversas vezes bem distante de nossa realidade.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais avançados tecnologicamente, menos avançados espiritualmente...assim caminha a humanidade...

    ResponderExcluir