sábado, 23 de outubro de 2010

Idoneidade: Confirma!

Acho impressionante a inversão de valores na qual a sociedade está vivenciando na atualidade. O que era para ser óbvio, inquestionável e indiscutível, passou a ser trivial, secundário e flexível.

Estou falando da falta de sensibilidade que estamos tendo e, pior, aceitando. Violência passou a ser algo natural em nossos dias, ou seja, normal. Ética e honestidade passaram a ser questionadas, dependendo da situação e da “personalidade” referente.

Diante disto pergunto, onde iremos parar?

Honestidade é ser verdadeiro, coerente. Sem mentir ou enganar. Já a ética, está embasada nos princípios morais, de acordo com os valores de cada ser humano. A origem dessa palavra é grega (ethos), que significa “modo de ser” ou “caráter”. Se passarmos a questionar a validade de honestidade e ética, passaremos, também, a questionar o caráter, a moral e os nossos valores e os da nossa sociedade. Assim, assumimos que os princípios básicos podem ser móveis, adaptados, e reconfigurados de acordo com as situações e nossas necessidades.

Melhor que discutir política e economia, deveríamos discutir sociedade. Precisávamos fazer uma eleição de valores pessoais e sociais. Precisávamos recriar as bases e princípios. Precisávamos parar para refletir e discernir o que realmente é importante e o que, simplesmente, é trivial. Do que é mutável e do que é fixo. Para, só assim, levantar bandeiras e voltar a sonhar com futuros melhores e sustentáveis.

Um comentário:

  1. Essa é a triste realidade que nós brasileiros somos obrigados a presenciar. Isso realmente se confirmou nestas últimas eleições. O famoso "jeitinho" brasileiro se faz muito presente e marcante em nosso cenário político. A falta de informação e conhecimeto por parte da grande maioria de nossa população favorece tudo isso. Presenciamos um governo que se vale da mentira e da propaganda para perpetuar seu domínio, que já dura oito anos.

    ResponderExcluir