segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quando a burocracia se torna uma sumidade

Papéis, procedimentos, regras, controles, restrições, obrigações, mais papéis, mais procedimentos e mais, mais, mais...
Bem vindos à burocracia.
Vários procedimentos que foram criados, estabelecidos, transformados em regras e depois esquecidos de serem revisados e reavaliados. Que, por alguma razão, esqueceram de por indicadores que mensurem sua eficácia e a (in)satisfação do consumidor...
Procedimentos, estes, que muitas vezes cegam os operadores e transformam o homem em uma máquina de reproduções de exigências, talvez, desnecessárias. Que fazem do ser humano atuante um escravo da complexidade, limitando-o a um ser operacional ilógico.
Não adianta questionar, argumentar, tentar, fracassadamente, demonstrar que poderia ser diferente. Simplesmente, escutaremos a frase mais esperada: “são os nossos procedimentos”.
E assim, a burocracia se torna uma sumidade. Uma personalidade importante, sábia, que se sobressai. Ou, irônica e contraditoriamente, como diria o próprio significado da palavra sumidade, se sobressai pelo saber.
Ai ai... saber. Antes que soubessem o que estão fazendo, ou que soubessem que não raramente estão sendo impessoais, redundantes e desnecessários.
Antes que soubessem que a burocracia existe graças e para os homens. Sem eles  (nós), não haveria ninguém para pedir seus autógrafos.
Menumak - Iara Margolis

5 comentários:

  1. Um texto inovador e bem criativo para a nossa já velha e muito bem conhecida burocrocia brasileira.

    ResponderExcluir
  2. A burocracia nos impede de avançar e continuamos a crescer menos do que poderíamos...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o Texto! Vamos dizer não aos burocratas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que País é esse? É a....do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante o texto. Parabéns!!! Promessa cumprida;

    ResponderExcluir