segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sodoma e Gomorra da Era Atual...

Tsunamis, terremotos, enchentes, fogos, furacões...

Infelizmente, estas palavras não são mais meras palavras cujo temos obrigação de aprender na escola para sabermos que existem e quais são suas “supostas” conseqüências. Essas palavras, hoje, já não são tão irreais... representam desastres naturais constantes, dor, sofrimento, manchetes, prejuízos, assuntos, especulações e preocupação com o futuro para a sociedade “moderna”.

Por volta de [leia-se arredondando para] 2000 a.e.c., Sodoma e Gomorra foram duas cidades destruídas por fogo e enxofre. Um desastre natural, enviado por D-us, devido a prática de atos imorais. Porém, antes, dois anjos foram enviados para tentar salva-las.

Atualmente, 2000 anos d.a.c., a imoralidade ainda reina sobre os seres humanos. Entretanto, pautado por um regimento de conduta sócio-cultural para uma convivência “pacífica” regada por direitos entre os seres racionais e poucos deveres perante o próximo e o habitat em que vivemos.

Quase 4.000 anos depois da destruição de Sodoma e Gomorra, nunca se viu [pelo menos não se tem registros] de tantos desastres naturais com conseqüências tão devastadoras, em um espaço tão curto de tempo.

Uns atribuem ao fim do mundo, outros a um período normal de desastres, outros as ações humanas contra a natureza, outros a D-us pelos nossos atos na terra...

O motivo real, nenhum mortal tem a certeza. Mas, independente dos motivos, tantos desastres naturais com tantas conseqüências, servem como um alerta para fazermos uma auto-avaliação pessoal e social, serve para repensarmos e refletirmos sobre o nosso futuro. Serve para vermos que julgar o passado é sempre mais fácil que prestar atenção em nosso presente. E, quem sabe, para nos despertarmos que não basta termos tecnologia para prever o futuro se não temos maturidade para trabalharmos o presente e mudarmos o futuro.

Talvez, possamos ser Sodoma e Gomorra da era atual, e a tecnologia os anjos nos enviados para tentarmos mudar o nosso futuro.

4 comentários:

  1. Texto bem atual! Realemte nos preocupa termos de presenciar tantas catastrofes e desastres, sejam ele naturais, sejam eles causados pelo proprio homem. Kol Hakavod!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Que sirva para refletirmos sobre nossas acoes. Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que toda ação provoca uma reação e é justamente esse o verdadeiro motivo por todos os acontecimentos. Mudar o ciclo natural do planeta de forma agressiva geram todas essas palavras que hoje já não são tão irreais. A história nos dá exemplos das consequências e ainda assim seguimos o mesmo caminho...

    ResponderExcluir
  4. A sociedade "moderna" ainda vive, em muitos casos, nos mesmos moldes em que vivia há 40 anos atrás...tanto na forma de pensar como na forma de agir

    ResponderExcluir