quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A capsula ilusória

Um dos meios de transportes moderno, quando tem ar condicionado, se transforma em uma capsula ilusória.

Ao entrar no carro, os indivíduos se desligam do mundo exterior e passam apenas a vislumbrar o seu eu-mundo interior. Com os vidros fechados, a maioria com película, vêem os demais carros como meras máquinas e, os valores, passam a ser compatíveis com estes maquinários. Xingar, fazer barberagens, falta de educação e falta de solidariedade com o outro: é super normal. Passar pela pobreza, tristeza, felicidade, loucura... poucos destes afetam o operador.

É como se o automóvel virasse uma proteção. A seta para dobrar, uma agressividade. O mendigo da rua é natural, um incomodo até. A agressividade recebida ou externada, normal. O vidro com película, a ilusão. Mas basta abrir o vidro e solicitar ao operador da máquina ao lado algo, que com um sorriso forçado, tudo se resolve. Mas bata, também, dar uma buzinada que, com a película ilusória, sua família é bem lembrada e, dependendo do louco, uma confusão pode estar eminente.

Os pontos a observar são: como um simples carro consegue nos alienar tanto? Como um simples carro consegue ter o poder de transformar o eu racional em eu irracional? Eu pessoal em eu maquinário? E, por fim, trocar a realidade externa pelas melodias escolhidas no rádio?

Menumak - Iara Margolis - 04/11/2010

2 comentários:

  1. Cacete!
    To devendo a leitura de alguns posts, que parecem bem interessantes!
    Me da uns dias :)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. A agressividade e falta de controle no trânsito realmente é um problema a ser visto.Deveriamos rever nossos conceitos e deixar de brabeza! Olhar com um olhar mais crítico ao nosso redor e pensar se realmente se precisamos tomar as atitudes que tomamos. As mazelas que não podemos deixar de avistar diariamente deveria nos tocar, mas no sentido de cobrar de nossos governantes atitudes sérias e não apenas promessas de campanha! beijo minha linda!!!

    ResponderExcluir