sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Do questionamento às explicações, tudo uma questão de espaço. Enter!

Quando somos pequenos, passamos pela fase dos “por quês”. Uma fase de aprendizado, questionamento e humildade. Onde assumimos que não sabemos de nada e permitimos que o diferente se torne atraente. O mundo parece fascinante, há perguntas, curiosidades e duvidas em todos os detalhes. Da simplicidade da vida à complexidade.
Com o tempo, as pessoas vão nos podando até chegar ao ponto que não nos permitimos mais o desconhecido. Onde os questionamentos perdem para as explicações e justificativas.
Trocamos o “por quê” pelo “porquê”. Com a retirada sutil de um simples espaço, bloqueamos nossa humildade e eis que surge nossa arrogância. Já somos maduros o suficiente para explicar, já temos o conhecimento necessário do saber. E perguntar, se transforma em um mero ato do passado, no qual as vezes sentimos vergonha e queremos esquecer. E, outras vezes, temos um retrocesso rápido de questionar uma grande inquietação, sempre com o filtro de tolisse: de como esta dúvida será vista pelos outros.
E, assim, perdemos nossa curiosidade para o futuro. Mais do que isso, estagnamos o nosso crescimento diante de um espaço imposto pela sociedade, entretanto aceito por nós mesmos. Cabe a nós decidir se damos um enter ou um backspace (apagar). Nunca é tarde para se questionar e voltar a esse encantamento e essa fascinação infantil pelo mundo.
Menumak - Iara Margolis - 19/11/2010

Um comentário:

  1. A curiosidade pelo saber e a humildade de reconhecer que temos muito pela frente, são características das pessoas vencedoras. Parabéns! Muito bom ;-)

    ResponderExcluir