sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Educação Zimbabueana

Recentemente saiu uma pesquisa mundial onde iguala o tempo de estudo dos brasileiros com os dos zimbabueanos, sendo de 7,2 anos. Tudo bem que temos que avaliar indicadores não apenas quantitativamente, como também sua representatividade, ou seja, se são eficazes e eficientes.
Infelizmente, sabemos que no Brasil este setor está aquém do desejado. Pelo lado positivo, bom para os zimbabueanos que tiveram sua educação igualada a de um país emergente!

Contudo, este ponto nos remete a uma reflexão mais importante, sobre a nossa educação. Mais do que em anos, mas referente a eficiência e eficácia que estamos tendo. Por um lado, se em apenas 7,2 anos conseguimos transformar, crescer e aprender tanto, imaginem se nós tivéssemos mais tempo de estudos com melhor qualidade? Isso demonstra o potencial brasileiro. Já que falamos tanto do risco Brasil, talvez seja interessante vermos que temos o potencial Brasil que pode superar, ou não, todas as previsões.

O “ou não” é referente à um ponto da nossa cultura que é o jeitinho brasileiro, onde entra o outro lado da história. A violência, o desrespeito, as enrolações, mentiras, o vangloriar de fazer algo errado e o ser cidadão, ao meu ver, só fizeram piorar. Para estes índices há poucos mensuradores qualitativos e que representam a nossa realidade.
Menumak - Iara Margolis - 12/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário