terça-feira, 9 de novembro de 2010

O capitalismo é cruel?

O capitalismo é cruel? Vemos hoje tantas pessoas carentes, passando fome, sem ter onde dormir, passando frio [...] e outros com tudo em excesso e abundância...

Na Alemanha, no início do século XX, em uma conferência universitária um professor de uma universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:

“D-us criou tudo o que existe? Se D-us criou tudo, então D-us fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então D-us é mau?”

O professor feliz, regozijava-se de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo, até que um aluno [Albert Einstein] pergunta ao professor se o frio existe. Com a resposta afirmativa do professor ele respondeu

-De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.

-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!

O estudante respondeu:
-Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!

Continuou:
-Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.


Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
-Senhor, o mal existe?


Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
-Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!


Com um sorriso no rosto o estudante respondeu:
-O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de D-us. D-us não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter D-us presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.

Assim, pergunto o capitalismo é cruel? Não, nem o capitalismo, nem o socialismo, nem nenhum sistema econômico. Na realidade, nós os tornamos cruéis, maus, com a ausência de ética, de responsabilidade social e de justiça social.
Menumak - Iara Margolis - 09/11/2010

2 comentários:

  1. Verdade...nós homens, em nossas imperfeições, acabamos por perder tudo aquilo que construímos. A ganância e a nossa falta de empatia para com os que nos cercam, a meu ver são os grandes "vilões" de nosso atual quadro social. Muito bem escrito!

    ResponderExcluir