segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Menos História; Mais Educação

Quantas vezes o menos pode se tornar mais?

Pois bem, aqui é um dos pontos que isto é verdadeiro. Nossa educação está com problemas, o que não é novidade para ninguém. Todavia, os problemas, referentes neste texto, distinguem da qualidade de transmissão das matérias.

Não é referente ao grau de história ou matemática aprendido pelos alunos, nem de português ou ciências. Mas sim referente ao grau de educação transmitidos e recebidos.

Educação aqui consiste na idéia primitiva de ter educação e não ser mal educado. Consiste nas normas pedagógicas tendendo ao desenvolvimento do corpo, espírito e caráter. Desenvolvendo a consciência, o raciocínio comportamental perante si próprio, o grupo e o [meio]ambiente.

Quem sabe se tirássemos alguns minutos das aulas de história, matemática, ou de ciências, poderia ser também a de português, inglês, estudos sociais, geografia... não importa. O importante seria a abertura de um novo espaço e uma nova mentalidade. Seria a inserção de temas essenciais na educação, na formação de valores e caráter sólidos, na criação de cidadãos responsáveis, conscientes e com comportamentos compatíveis. E, assim, realmente educássemos.
Menumak - Iara Margolis - 15/22/2010

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