terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mazal Tov!

O dia que nascemos é comemorado a cada ano de nossas vidas. Um dia que os mais próximos, ou não, lembram e nos ligam desejando coisas boas e parabéns.
Segundo a religião judaica, o aniversário é uma data de sorte. Como foi o dia que nascemos, cada ano que passa esta mesma data nos dá a possibilidade do renascimento. Uma possibilidade de renovar, de comemorar o novo, uma chance de tentar novamente.  Um dia de comemorar a vida e a alegria de se estar nela.
Ainda pelo judaísmo, o dia do aniversário também deve ser um dia de reflexão e um dia de se fazer boas ações. Refletir ,pois, só podemos renovar e tentar quando pensamos e lembramos o que fizemos, o que acertamos e o que erramos. E, só assim, podemos dar uma chance para o novo ou o “denovo”. Já as boas ações, todos podemos compartilhar a nossa sorte com outras pessoas. Já que o aniversariante tem tanta energia e bons investimentos, deve compartilhá-los com a sociedade, fazendo outros sorrisos brilharem.
Assim, neste dia especial não desejamos parabéns [felicitações], mas sim Mazal tov! Onde a tradução literária do hebraico significa boa sorte, mas na idéia talmúdica significa “uma boa e favorável constelação zodiacal”.
Menumak - Iara Margolis - 16/11/2010

Um comentário:

  1. Te amo minha linda!!! Obrigado pelas informações tão bela e significativas. O aniversário realmento tem um cunho muito mais especial do que apenas a comemoração em si.

    ResponderExcluir